XVII Encontro Nacional do CB27 - Recife

04 de Novembro de 2019 à 06 de Novembro de 2019
Recife, Pernambuco

O 17º Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 foi realizado nesta terça-feira (05/11) no Recife, e teve como foco a temática da Eficiência Energética.

Presente no encontro, o atual presidente do ICLEI e prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), destacou a importância dos municípios, especialmente as capitais, atuarem para inovar e atingir a redução das emissões dos gases do efeito estufa e citou alguns exemplos de ações do Recife, como a expansão da iluminação em LED na cidade com o Ilumina Recife e o projeto de Eficiência Limpa que será implantado no Hospital da Mulher do Recife. O encontro aconteceu no Hotel Transamérica Prestige Beach Class, no bairro do Pina.

  

O encontro do CB27 acontece paralelamente à realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, evento preparatório para a COP 25, que ocorre no Recife a partir desta quarta-feira (06/11). A solenidade, contou com a participação do coordenador Regional do CB27 e Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, a coordenadora de Projetos de Descentralização e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, além dos secretários municipais.

 

O 17º Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente teve como objetivo promover a discussão acerca do financiamento de projetos e iniciativas de eficiência energética nas edificações públicas e privadas, de energia sustentável no transporte e de novas tecnologias. Pautou ainda o debate sobre o papel das capitais no processo de transformação da matriz energética brasileira, a partir da disseminação e do compartilhamento de casos de sucesso e de conexões com o setor privado.

 

Secretária em exercício de Meio Ambiente do Recife, Raquel Moraes destacou algumas das ações realizadas pela Prefeitura do Recife e apresentadas no encontro. “O Recife é a 16ª cidade mais vulnerável à mudança climática do mundo, segundo dados do IPCC. A Prefeitura vem realizando políticas públicas de enfrentamento como Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife sancionada em 2014, inventário de emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE), a requalificação do Jardim Botânico, entre outros”, afirmou.

O coordenador Regional do CB27 e Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, destacou a importância da reunião para a agenda climática. “Nossa principal meta é o fortalecimento e ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente para o enfrentamento da crise climática. Esta é uma oportunidade importante para os municípios”, pontuou.