XVI Encontro Nacional - Energia Sustentável e Inovação nas Capitais

14 de Março de 2019 à 16 de Março de 2019
Florianópolis

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI América do Sul realizam, entre os dias 14 a 16 de abril de 2019, o XVI Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. O encontro explora a energia sustentável e eficiente nas capitais. O objetivo é identificar conceitos inovadores na produção e distribuição de energia, como, energia solar, geração de energia a partir dos resíduos, eficiência energética nas edificações públicas e privadas, energia sustentável no transporte e novas tecnologias para disrupção, dentre outros, e como esses podem ser incorporados no planejamento urbano. Nesse sentido, será debatido o papel das capitais e os benefícios da promoção das energias renováveis e eficiência energética em diferentes frentes de ação a partir das experiências de Florianópolis e outras capitais.

A abertura acontece às 8 horas do dia 16 de Abril na sede da ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia. Além disso, o evento reúne representantes de diversas outras organizações, como BYD Brasil, Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, CERTI – Centros de
Referência em Tecnologias Inovadoras, CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos,
Consulado Geral Honorário de Luxemburgo em Florianópolis, Creche Hassis, Eletrosul, Engie
Brasil, Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, FOTOVOLTAICA-UFSC - Laboratório de Sistemas
Solares, Governo do Estado Santa Catarina, Green Building Council Brasil, IPAM - Instituto de
Pesquisa Ambiental da Amazônia, LabEEE - Laboratório de Eficiência Energética em
Edificações, Plant-for-the-Planet, WRI Brasil.

O tema, de importância central na gestão das questões climáticas nos municípios, permeou as discussões dos secretários em diversos momentos, tendo sido eleito como um dos eixos prioritários do Fórum CB27 em seu XIV Encontro Nacional, em Teresina. Nesse sentido, os Secretários terão a possibilidade de interagir com iniciativas de referência da cidade de Florianópolis no tema, bem como ter contato com as principais start-ups da região, que têm inovado na área de sustentabilidade e observado as oportunidades de negócio vinculadas ao tema. Além disso, também será uma oportunidade de conhecer as experiências internacional de governos notáveis da rede ICLEI - Quito (EC), Área Metropolitana do Vale do Aburrá (CO) e Santa Fé (AR) -, durante o Painel "A Cidade do Futuro é Sustentável".

Confira a programação completa.

________________________

Apresentações:

________________________

Créditos da foto: Leonardo Souza.

Novidades

<!--:pt-BR-->Publicações<!--:--><!--:en-->Publications<!--:--><!--:de-->Publicações<!--:-->

Carta de Florianópolis

Publicada em 30 de abril de 2019
<!--:pt-BR-->Notícias<!--:--><!--:en-->Notícias<!--:--><!--:de-->Nachrichten<!--:-->

Novo relatório celebra 7 anos de trajetória do Fórum CB27

Decorridos sete anos de sua criação, que aconteceu em 2012, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) lançou, durante o XVI Encontro Nacional do Fórum, em Florianópolis, a publicação “7 Anos em Perspectiva: Relatório de Atividades do Fórum CB27 (2012-2019)”.