Encontro Regional - Arborização Urbana - Manaus

01 de Março de 2018 à 03 de Março de 2018
Manaus

Secretários de Meio Ambiente das capitais da Região Norte reúnem-se em Manaus no início do mês de março de 2018 para participar do 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O evento, cujo tema é Arborização Urbana – Estratégia Regional, tem início no dia 1o de março, com a presença dos titulares das pastas ambientais das capitais Rio Branco, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho e Palmas, e representantes da Fundação Konrad Adenauer, organização não-governamental alemã, responsável pela articulação e criação do fórum.

A finalidade é promover o intercâmbio de experiências na área, com apresentação de trabalhos desenvolvidos tanto pela Prefeitura de Manaus quanto as demais capitais representadas, além de ouvir a opinião de especialistas. Na programação, haverá palestras sobre as intervenções urbanas feitas pela Prefeitura de Manaus, por meio dos projetos "Arboriza Manaus" e "Ornamenta Manaus", que integram o "Programa Manaus Verde e Viva", e os desafios que se colocam diante das dificuldades enfrentadas.

Outros assuntos abordados serão a gestão de áreas protegidas, com o Projeto Corredor Ecológico Urbano do Sauim-de-Coleira, iniciativa pioneira da Prefeitura de Manaus de criar o Corredor Ecológico Urbano do Sauim de Coleira, o primeiro do País, criado no contexto urbano do Brasil com a finalidade de garantir a conservação de uma espécie ameaçada de extinção, e a Flora Amazônica no Contexto Urbano, que tratará sobre os desafios da introdução de espécies da flora nativa da Amazônia na área urbana. Contou como palestrantes a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz; o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, e o professor e pesquisador Cid Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).