Eficiência energética nas cidades será pauta prioritária de 2019, declara o Fórum CB27

Destacada como uma das principais fontes de emissões de GEE e poluentes atmosféricos nas cidades, o tema de eficiência energética foi a pauta central do XVI Encontro Nacional do Fórum CB27, realizado entre os dias 14 e 16 de abril, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

"Considerando que as cidades, hoje, concentram a maior quantidade de emissões provenientes do setor de energia, puxadas principalmente pelo consumo de energia em transportes e edificações, as cidades devem adotar soluções para ampliar a eficiência energética e garantir a qualidade do ar de maneira ampla e rápida", declararam os 15 secretários municipais de meio ambiente e representantes na  Carta de Florianópolis, publicada ao final do encontro.

Reunidos para discutir sobre medidas conjuntas que podem ser adotadas para melhorar a eficiência energética em suas cidades - desde edificações públicas até na mobilidade urbana -, o Fórum CB27 contou com a participação de de oito instituições nacionais e internacionais no encontro:  IPAM, CGEE, CDP Cities, BYD, Fórum Brasileiro de Mudança Climática, Youth Climate Leaders, Plant-for-the-Planet e Green Building Council e também tiveram a oportunidade de conhecer políticas de referência em sustentabilidade de Florianópolis. A capital é considerada uma referência em inovação, com a segunda maior concentração de start-ups e empresas de tecnologia.

No último dia, promoveu uma intensa programação de debates e workshops com a participação do prefeito Gean Loureiro, convidados internacionais e start-ups convidadas, na Associações Catarinense de Tecnologia - Acate. Nesta oportunidade, o prefeito de Florianópolis anunciou a adesão da cidade à Rede global ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

O Encontro foi ainda palco para uma série de anúncios relevantes:

Confira o álbum de fotos completo

Renovação da liderança

No encerramento do Encontro, foram realizadas eleições para renovação da coordenação nacional do Fórum CB27, e que marcou o encerramento da contribuição do Secretário de Inovação, Sustentabilidade e Resiliência de Salvador e coordenador nacional por dois anos, André Fraga.

A secretário de meio ambiente e urbanismo de Fortaleza foi apontada como nova coordenadora nacional, ao lado do secretário de meio ambiente de Porto Alegre, Mauricio Fernandes como adjunto. A coordenação regional é composta pelos representantes das capitais: Palmas, Recife, Cuiabá, Vitória e Florianópolis.