Editoral: Brasil e Alemanha - cooperação exitosa no contexto das cidades e meio ambiente

Brasil e Alemanha: cooperação exitosa no contexto das cidades e meio ambiente, por Dr. Jan Woischnik, Diretor da Fundação Konrad Adenauer Brasil, e Marina Caetano, Coordenadora de Projetos de Descentralização e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Konrad Adenauer

O Brasil possui um papel fundamental na política ambiental internacional, e a estreita relação entre o país e a Alemanha tem nesse tema uma de suas principais forças motoras de cooperação.  Ambos os países se destacam no cenário global como atores-chave e lideranças importantes para as discussões ambientais e climáticas das últimas décadas.

Em 1978, o Partido Cristão Democrata alemão (CDU), estimulado pelas reflexões geradas pela crise do carvão e escassez de recursos das décadas anteriores, estipulou em seu primeiro programa político que: “a conservação do nosso sistema de suporte vital é parte de uma liberdade responsável. Quem explora hoje em dia de modo irresponsável esse sistema e altera as relações ambientais fere a solidariedade entre as gerações". Desde então, o meio ambiente tem sido parte relevante das estratégias políticas nacionais no país.

A KAS, fundação política da República Federal da Alemanha ligado ao partido CDU, está no Brasil desde 1969. Trabalha em prol dos direitos humanos, da democracia representativa, do Estado de Direito, da economia social de mercado, da justiça social e do desenvolvimento sustentável, e atualmente realiza seu programa de cooperação internacional por meio da Representação no Rio de Janeiro. Desde então, trabalha em iniciativas próprias e em cooperação com parceiros locais.  Porém, é a partir do início dos anos 90 que a temática de Desenvolvimento Sustentável, refletindo a influência da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992, ganha força e abrangência por meio de de projetos e novas parcerias institucionais.

Aproximadamente 20 anos depois, a realização do Rio + 20 igualmente contribuiu para novas discussões e debates. Em meio aos preparativos dessa conferência, a KAS Brasil formaliza a parceria com a então Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio (SMAC), tendo como objetivo o apoio aos encontros de secretários de meio ambiente das capitais brasileiras. Essa parceria tem como legado sete anos de trabalho em conjunto com o que viria a se tornar o Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27.

As discussões e trocas do Fórum inspiraram ações e ideias de gestão ambiental para as capitais brasileiras, como será possível encontrar ao longo desta publicação. Além disso, as cidades são atualmente reconhecidas como atores decisivos na economia e no desenvolvimento do país. Para além de se constituírem como os espaços onde vive uma parte significativa da população brasileira (24%) elas são, cada vez mais, elementos fundamentais para a promoção da cidadania e da qualidade de vida. As cidades brasileiras têm grandes necessidades de infraestrutura para mobilidade, saneamento, gestão de resíduos sólidos, requalificação, arborização, drenagem, entre outras, que podem e devem receber investimentos sobre novas bases sustentáveis, verdes e eficientes, mirando o futuro. São também estratégicas para a conservação da natureza e da rica biodiversidade brasileira de forma equilibrada.

Alemanha e Brasil possuem cooperação internacional ambiental histórica e a KAS, por meio do seu trabalho, contribui para a continuidade dessa parceria tão bem-sucedida. Compartilhamos os valores da importância do potencial econômico de um desenvolvimento sustentável e da necessidade urgente de ação frente às mudanças climáticas. Em 2019, a Fundação Konrad Adenauer completa 50 anos de presença e atuação no Brasil, com a plena satisfação de termos o CB27 como parceiros nessa desafiadora caminhada. Esperamos que possamos seguir caminhando juntos em prol do desenvolvimento das cidades brasileiras por meio de uma gestão ambiental e climática responsável e inovadora.