Cidades se reunirão para discutir as Mudanças Climáticas na Jornada Nacional em BH

10.11.2014

Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas será realizada nos dias 12, 13 e 14, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, e abrigará o 5º Encontro Nacional das Capitais Brasileiras CB27, e o Encontro de Cidades do Projeto Urban LEDS, financiado pela Comissão Europeia e implementado pela ONU Habitat e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Ambas são iniciativas dedicadas à elaboração e à aplicação de estratégias e ações em prol do enfrentamento às mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável das cidades. A jornada ocupará o Auditório JK e o Espaço Multiuso da PBH (Avenida Afonso pena, 1.212, 1º e 5º andares – Centro) e, também, a Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha).

O CB27 reúne os secretários das 26 capitais estaduais e do Distrito Federal, e se espelha em movimentos como o C-40 (organismo formado por prefeitos das 40 maiores cidades do mundo), buscando estabelecer o intercâmbio de experiências, formar parcerias para a implementação de práticas sustentáveis nas cidades e para a resolução de problemas ambientais comuns às cidades participantes. Durante a jornada, o CB-27 irá entregar um conjunto de projetos ao secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink, tendo em vista o financiamento de iniciativas das cidades para o enfrentamento às mudanças climáticas, como a realização de inventários municipais da emissão de gases de efeito estufa e a implementação de planos de adaptação à vulnerabilidade. 

Urban LEDS, Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes, define um caminho de transição para uma cidade de baixo carbono, economia urbana verde e inclusiva, através de sua integração em planos e processos de desenvolvimento das cidades. A iniciativa é aplicada em quatro países: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. No Brasil o projeto é desenvolvido em duas Cidades Modelo, sendo Recife e Fortaleza, e cinco Cidades Satélite, Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre e Sorocaba. O Projeto é uma parceria entre a ONU Habitat e o ICLEI e tem a Comissão Europeia como organização financiadora. A adesão de Belo Horizonte ao Urban LEDS ganhou novo impulso na sexta-feira, dia 7, com a publicação no Diário Oficial do Município da Portaria nº 6.400/2014 da Secretaria Municipal de Governo, que institui a estrutura local para a implantação do projeto.


A Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas será uma boa oportunidade para governos locais discutirem e avançarem em importantes temas relacionados à sustentabilidade, em especial, aos esforços necessários para a mitigação e a adaptação das cidades às mudanças climáticas. Para tanto, estão programadas palestras com referências nacionais nessa área, além de oficinas de capacitação para os técnicos das cidades participantes. Com isso, o evento contribuirá para o aprimoramento dos servidores públicos responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas para que as cidades enfrentem, de maneira qualificada, o desafio do aquecimento global.

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a realização de encontros como essa jornada é fundamental para conferir mais força e consistência à elaboração e aplicação de políticas públicas efetivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável de nossas cidades. “Sabemos que os desafios são muitos, mas a parceria que nos une e a certeza de que é possível construir um presente e um futuro mais verde, combinando qualidade de vida e bem estar econômico, nos mantêm motivados para seguir em frente”, disse o prefeito. 

O vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, atual coordenador do CB-27, acrescenta que, além da troca de experiências e aprendizado sobre as questões do clima, o evento “propiciará a divulgação de cidade de Belo Horizonte e das políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas aqui”.

A Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Comitê Sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), em parceria com o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB-27), o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a Fundação Konrad Adenauer.

Confira o Programa do Evento.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Artigo originalmente publicado no site do ICLEI América do Sul.